Como a assessoria de imprensa gerencia uma crise para o cliente?

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Como a assessoria de imprensa gerencia uma crise para o cliente?

Gerencia uma crise

Os empresários têm um sério problema de achar que nunca passarão por uma crise ou que, quando esse momento chegar, vão saber lidar com todos os acontecimentos. Mas gerenciar uma crise não é tão simples como parece e muitas empresas que já passaram por isso podem testemunhar a favor de uma boa assessoria de imprensa. Para você entender melhor a importância desse setor no gerenciamento de crise, separamos alguns fatores cruciais.

Gerenciamento de crise

O que realmente é uma crise?

Não se engane associando crise com problemas corriqueiros e nem com conflitos organizacionais. A crise se constitui verdadeiramente de um acontecimento de grande dimensão e ocorre subitamente em uma empresa. Ela possui erros e resulta em grande aflição e situações de desgaste de relacionamentos. Diante disso, a imagem da empresa fica ameaçada, assim como os negócios, podendo ocasionar perdas financeiras significativas.

Como a assessoria de imprensa age na crise?

A assessoria de imprensa é um setor valioso para a empresa em momentos de dificuldade como este. Veja algumas ações que partem da assessoria para gerenciar a crise com êxito:

  • A equipe de assessoria, que precisa ser totalmente preparada, reúne pessoas estratégicas da empresa para representá-la.
  • Pensa em consequências prováveis que a empresa pode sofrer.
  • Mapeia ações paliativas para diminuir o conflito existente, caso tenha alguma das possíveis crises.
  • Define corretamente os públicos que podem ser atingidos e também aqueles que precisam ser informados rapidamente.
  • A assessoria de imprensa ainda assume as responsabilidades da crise com ações rápidas, apurando os fatos, assumindo erros e apontando soluções possíveis.
  • Informa, educa e orienta o cliente para que o mesmo saiba lidar em qualquer situação como uma coletiva de imprensa, por exemplo.
  • Como uma das obrigações da assessoria é gerenciar uma crise, ela não deixa o cliente sem uma solução plausível.

Assessoria de imprensa no pós-crise

Quando a crise passa, sobram muitas consequências tanto para empresa, quanto para alguns clientes. Nesse caso, a assessoria também é fundamental porque ela analisa e reflete, com base nos dados coletados, os pontos positivos e negativos. Além disso, observa os reflexos da crise na opinião dos clientes, revê os processos criados, o treinamento de áreas e, ainda, ajuda na otimização do planejamento juntamente com as pessoas responsáveis da empresa.

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